APRESENTAÇÃO


                 Apresentamos/entregamos, na Revista Avepalavra, quatro artigos para a comunidade acadêmica. E sempre um momento importante de leitura e reflexão. Com mais este gesto, acreditamos poder contribuir com o desenvolvimento intelectual e científico na UNEMAT.

No primeiro artigo, Jauranice Rodrigues Cavalcanti analisa o discurso na imprensa escrita. A autora aborda, de forma geral, considerando que “o discurso jornalístico caracteriza-se pela busca da objetividade, pela busca da transparência, da neutralidade. O objetivo é a redução das vozes a uma — a dos acontecimentos que falam por si só”.

Kassandra da Silva Muniz situa-se de uma outra perspectiva, ela analisa “o processo inferencial na compreensão de piadas”. A autora a referenciação com um dos aspectos do processo discursivo. Assim, analisa como o processo de inferência e o referencial podem contribuir para a compreensão das piadas.

Wedencley Alves Santana discute o controle social da linguagem, quanto os discursos, mesmo os da ciência, são marcados ideologicamente. Em suas considerações que tem corno foco a mídia, o autor traça uma breve abordagem histórica sobre o discurso da mídia.

Marlon Leal Rodrigues, de uma perspectiva diversa dos demais autores, faz algumas considerações históricas sobre a flexão nominal, situando o problema de gênero e grau. O autor faz um percurso histórico desde o surgimento da disciplina gramatical até as descobertas das categorias de gênero e grau. Ele conclui com algumas abordagens perspectiva gramatical e lingüística a considerar que o problema ainda está para ser resolvido.

Se os artigos aqui apresentados situam-se em áreas e perspectivas distintas no âmbito da linguagem, este fato marca urna posição significativa para o debate acadêmico pela multiplicidade de reflexões diante da língua/linguagem, enquanto construção histórica e materialista.

 
Marlon Leal Rodrigues