Apresentação

 

 

Talvez o maior problema das revistas acadêmicas sejam os números: eles parecem envelhecer os artigos, por mais que seus conteúdos sejam atualizados. Embora não sejam datadas diariamente, como os jornais, as revistas também são inexoravelmente numeradas. E quem compra, compra o último número.

Mas eis que se abre uma janela ensolarada: a digitalização dos textos e a sua disponibilidade nos meios eletrônicos. Essa mudança na forma de acesso parece alterar também a natureza dos números: agora, eles não parecem mais representar a idade da revista, nem parecem indicar a validade dos textos. São apenas o que deveriam ser: uma sequência, tão somente. Uma ordem que não envelhece as reflexões.

Seguindo essa tendência contemporânea, o suporte da Revista Ave Palavra, agora, é digital: nada de papeis, gráficas e montes de revistas empoeiradas, acantoadas em uma biblioteca, agora tudo está disponível no universo on-line. Coincidentemente, nesta edição, Número 11 da Ave Palavra, o coordenador da versão digital, o Prof. Me. Paulo Cesar Tafarello reúne 11 artigos com temas que passeiam pela literatura, pela linguística e pelo ensino de língua estrangeira, cujas discussões e reflexões representam apenas pontas de pesquisas muito mais profundas. Todavia, a mostra que se dá nos artigos dessas pesquisas já é suficiente para alimentar muitos debates e para dialogar com muitas outras pesquisas.

Enfim, cada artigo, agora, seguirá seu curso, um curso imprevisível, pois, embora as palavras permaneçam, as idéias se emancipam para darem asas a novos textos. Ave Palavra!

Boa leitura!

Shirlene Rohr de Souza