Apresentação

Depois de um período de ansiedade, mais uma edição da Avepalavra está no ar. Todos aqueles que acompanham ficam assim depois de ler as novas edições – bate aquela vontade de ler a próxima!

A presente edição é fruto dos trabalhos apresentados no III Encontro em Análise do Discurso: diálogos com a área de humanas, realizado em Alto Araguaia (MT), na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

O primeiro artigo intitulado O FEMINISMO PRESENTE NOS QUADRINHOS ITALIANOS: UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM JULIA KENDALL vai nos brindar com uma análise preliminar das personagens do universo da Nona Arte na Europa.

Em seguida, REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DAS CAPAS DA MEN'S HEALTH, apresenta um trabalho ligado à Análise do Discurso que busca analisar as capas de uma revista de grande circulação, voltada para homens, na faixa dos trinta anos, vaidosos, praticantes de atividades físicas e relativamente bem-sucedidos.

O terceiro texto, EFEITOS E MEMÓRIA NA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA DA NARRATIVA DO CHORADO, analisa a narrativa verbal de um morador da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade – MT. Esta análise se filia na teoria da Análise de Discurso, baseada nas discussões de Orlandi (2002, 2007, 2007, 2008 e 2009), Payer (2006), Gallo (1992) e Haroche (1992).

ANÁLISE DIACRÔNICA DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: O PORTUGUÊS ARCAICO E O PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO verifica quais foram as mudanças ocorridas nesse tipo de estrutura com a finalidade de se concluir se, como em outras línguas, a língua portuguesa também segue a tendência de extinguir essa forma verbal.

O quinto texto, AS LISTRAS DO PASSADO: UM OLHAR (NADA) INGÊNUO PARA A HISTÓRIA EM O MENINO DO PIJAMA LISTRADO DE JOHN BOYNE, analisa o livro homônimo tendo como apoio a Nova História Cultural para compreender com melhor exatidão o contexto histórico da trama, representado através dela, situações históricas conectadas ao Holocausto.

Em seguida, UM POSSÍVEL DIÁLOGO ENTRE A CRÍTICA E A POESIA: UM ENCONTRO MARCADO ENTRE FRYE E MANOEL DE BARROS, é resultado das leituras e investigações acerca de Anatomia da crítica, de Frye.

O SENTIDO DE INDISCIPLINA NO DISCURSO DA COMUNIDADE ESCOLAR apresenta uma análise do sentido de indisciplina no discurso da comunidade escolar (professores, pedagogos e alunos), além disso busca entender o conceito de disciplina e indisciplina para o professor.

Uma reflexão acerca do processo de manifestação de sentidos no campo teórico da Análise de Discurso de linha francesa em A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO CAMPO TEÓRICO DA AD: UM PROCESSO DE MANIFESTAÇÃO ANALÍTICA A SER CONSIDERADO.

Em seguida, a diversidade linguístico-cultural afro-descendente é retratada, no sentido de contribuir com os estudos relacionados à língua e à interculturalidade  no texto ESTUDO DA MARCAÇÃO DE PLURAL NO PVB ASPECTOS: “CRIOULIZANTES” DA LÍNGUA BRASILEIRA.

AS NOVAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA ANALISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA PARA OS ANOS INICIAS DO FUNDAMENTAL I evidencia as contribuições que a teoria sócio-interacionista, associada a Mikhail Bakhtin e fundamentada na Análise do Discurso de linha Francesa, podecontribuir para a formação do leitor/escritor no ensino de língua portuguesa, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.

MITO, HISTÓRIA E LITERATURA EM WAGNER: O ANEL DO NIBELUNGO apresenta resultados de pesquisa acerca dos libretos da ópera de Richard Wagner da tetralogia O anel do nibelungo.

O artigo seguinte, EFEITOS E DESLIZAMENTOS DISCURSIVOS NA MATERIALIDADE DE UMA PROPAGANDA POLÍTICA, analisa o material simbólico a propaganda política do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) denominada Guerreiros, temos como objetivo compreender os efeitos de significação do nome jovens guerreiros nesse acontecimento discursivo.

Parecia que a abordagem histórica andava meio esquecida dos círculos acadêmicos, mas o texto PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: UMA ABORDAGEM EM KOERNER (1996) mostra que isso está longe da verdade.

A proposta das cotas faz parte de um conjunto de políticas afirmativas contra o racismo na África do Sul. Assim, o sistema de cotas no Brasil tem a finalidade de facilitar o acesso dos menos favorecidos ao ensino superior, o que tem gerado crescente debate, tema do texto CIRCULAÇÃO DOS SENTIDOS DE COTAS NAS ESCOLAS.

O LINGUAJAR DE UMA COMUNIDADE DE FALA EM CAMPO GRANDE-MS E AS MARCAS DE PLURAL NO SINTAGMA NOMINAL mostra a marcação de pluralidade na fala de paranaenses radicados há dez anos em um dos bairros da cidade de Campo Grande, MS.

Para encerrar a edição, DISCURSIVIDADE FEMININA A PARTIR DO “BUMBUM”: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE analisa o discursivo sobre a identidade feminina a partir do bumbum; de que modo e forma o sujeito feminino contemporâneo, histórico e ideológico lida com o próprio corpo e seus sentidos.

 

Boa leitura e até a próxima edição!

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)