APRESENTAÇÃO

 

Caros leitores,

 

A Revista Avepalavra, Revista do Curso de Letras da UNEMAT – Alto Araguaia, traz mais um número através do qual busca divulgar a produção científica dos pesquisadores da UNEMAT e de outras instituições.

Neste volume, trazemos a entrevista realizada pela Acadêmica de Jornalismo da UNEMAT de Alto Araguaia, Míriam Araújo com o Professor Doutor José Pereira da Silva, um dos idealizadores do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos – Cifefil, realizada durante o V Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos (SINEFIL) ocorrido em maio de 2013 na Universidade Estadual de Campo Grande – MS.

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros com o artigo Bakhtin e a construção do sujeito contemporâneo, apresenta um estudo acerca da construção do sujeito contemporâneo “considerando os conceitos de identidade de autores renomados no assunto e, principalmente, os de linguagem e sujeito de Bakhtin”.

Em “A construção Ethótica e os efeitos Pathêmicos em carta de um policial morto em serviço”, Adelcione Lopes da Silva e Bruna Toso Tavares apresentam a partir dos postulados da análise do discurso, uma análise da carta deixada por um policial morto em serviço.

“O apelo da ruptura de Grotowski no poema de Carlos Djandre Rolim” de Maria Teresa M. Rezende e Eliane Maria de Oliveira Giacon “baseia-se no estudo dos influxos de Grotowski no poema de Djandre, presente na obra Poemas inomináveis (1996), por meio da teoria crítica e literária.

No artigo “Entre nós & a gente - O português brasileiro se afirma, Cláudia Aline Zucchi Leite e Izaildes Cândida de Oliveira Guedes analisam questões relativas à variação linguística, objetivando examinar como se apresenta a alternância da forma do pronome pessoal de primeira pessoa do plural – nós – e a forma, originalmente, do substantivo coletivo – a gente.

Em “As identidades discursivas de Rê Bordosa na cena brasileira da década de 80: uma análise a luz da teoria semiolinguística, Giselli F. Oliveira e Bruna Toso Tavares consideram que “uma das personagens do cartunista Arnaldo Angeli Filho - Rê Bordosa, em sua

HQ (História em Quadrinho) de mesma nomenclatura, apresenta uma variedade quantitativa em termos de identidades de si construídas no decorrer de suas histórias.”

Erisvania Gomes da Silva, Veronica Silva Albuquerque, Váleria Faria Cardoso-Carvalho e Dercir Pedro de Oliveira no artigo Falar cacerense: uma abordagem sociolinguística entre atitudes e preconceito buscam “compreender como ocorre o processo das atitudes sociolinguísticas e preconceito linguístico sobre a forma de falar do sujeito Cacerense a partir dos discursos dos sujeitos moradores da cidade de Mirassol D'Oeste.

Já em “Os jargões militares”, Jane Josefa da Silva Camilo e Karine Pedroza, analisam a linguagem militar a partir da ótica da sociolinguística. Na mesma vertente da sociolinguística variacionista Bruna Duarte Nusa, Graciene Verdécio de Gusmão e Jucinéia Seragli trazem os resultados de uma pesquisa sobre segmentações não convencionais em textos escritos por alunos da EJA no artigo variação linguística na escrita: a hipossegmentação e a hipersegmentação.

Laécio Jesus Café aborda as contribuições de Dewey para a filosofia da educação em “Teoria da experiência, contribuições de Dewey para a filosofia da educação”. Já Hugo Augusto Turaça Leandro, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes no artigo “O processo de aquisição da linguagem oral e escrita: um olhar sob a perspectiva pedagógica” apresentam um estudo acerca do processo de aquisição da linguagem oral e escrita na infância, como uma prática coerente para a apropriação da linguagem pela criança.

Fechando o volume, Décio Bento José da Silva apresenta uma análise sobre o herói problemático e seu antagonismo em relação ao grupo social em que está inserido, busca-se neste artigo uma análise de três momentos na literatura brasileira através de obras específicas, a saber: O Guarani (1857) de José de Alencar (1829-1877), Os Bruzundanga de (1922) Lima Barreto (1881-1922), e Macunaíma (1928) de Mario de Andrade (1893-1945)

 

 

Saudações

 

Professor Dr. Paulo Cesar Tafarello

Profa. Dra. Valeria Faria Cardoso