APRESENTAÇÃO

 

Apresentamos mais uma edição da revista AVEPALAVRA. Essa edição, da mesma forma que as anteriores, apresenta textos nos quais o diálogo entre a teoria e a prática estão presentes. Dessa forma, no primeiro texto, Fabiana Souza de Andrade faz uma

"revisão de literatura permite a compreensão e análise crítica da narrativa biográfica. Tem como objetivos apresentar os conceitos e características do gênero narrativo biográfico, sua estrutura dentro do contexto conceitual da Teoria da Literatura, Jornalismo e História; e a finalidade do ato comunicativo na biografia.”

           

Já no segundo texto apresentado, Eliana Aparecida Prado Verneque Soaresapresenta um breve recorte histórico sobre discurso linguístico e faz uma reflexão das concepções e evolução dos estudos da língua, linguagem e fala bem como suas perspectivas à luz do letramento crítico.” Em Grito e imagem em ritos de passagem, de Paula Tavares: entrelaçamentos com outras vozes femininas, Maricel Derrico Gonçalves se propõe a

 

a analisar a obra Ritos de Passagem, da poetisa angolana Paula Tavares, publicado em 1985, considerando sua inserção no contexto pós-independência de Angola. Paula representou uma renovada fase na literatura angolana, desempenhando um papel importante na formação de uma nova identidade feminina, conjugando tradição e modernidade.

 

            Partindo do viés da Análise do Discurso, Marlon Leal Rodrigues e Luciana Gomes da Silva analisam, a partir de um enunciado de Hugo Chaves, “de que forma o discurso midiático interfere no discurso do líder político, e se os veículos de comunicação têm poder de influência sob sua liderança”.  Neidiani Alves da Silva Dutra,  Ana Paula Tribesse Patrício DARGEL e Camila André do Nascimento da Silva traçam

 

“um paralelo entre os hidrônimos do universo estudado, catalogados na base de dados do projeto ATEMS (Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul), com os nomes das propriedades rurais de Paranaíba-MS.”

 

Já, Michelle de Chiara Ferreira,

enfoca os conceitos das vozes verbais e a sua insuficiência semântica para a compreensão do aluno nos estudos da língua a partir de Bernard Pottier. O autor apresenta a importância da semântica como parte fundamental da linguagem e estuda os Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua portuguesa como um auxílio didático ao professor e como esse documento enfoca o estudo semântico nas aulas de língua materna. O trabalho também fala sobre o papel do professor e de sua ação diante da falta de explicação semântica em muitos conceitos que a gramática apresenta.”

 

Julio Augusto Xavier Galharte, Carina de Souza Andrade e Wagner Pavarine Assen discutem a questão da homoafetividade na literatura brasileira no artigo O Intransitivo Coração Selvagem e as Veredas do Desejo: A Homoafetividade na Literatura Brasileira.

Marilene Rodrigues de Araújo Campos e Mislene Ferreira Cabriotti, a partir dos estudos de gêneros textuais,

 

propõem uma experiência de produção textual em sala de aula do gênero artigo de opinião, pautando-se teoricamente em Bahktin (1995), Geraldi (2004), Possenti (2004), entre outros. A partir disso, será discorrido sobre a importância da prática de leitura, escrita e produção textual na escola, bem como sobre a utilização de critérios para a realização da correção dos textos redigidos pelos alunos, destacando-se principalmente os resultados positivos que se obtém com a refacção do texto, promovendo, dessa forma, o ensino de língua materna com ênfase em produção de sentidos sob o viés dialógico da linguagem.”

 

 

Tomando a prática de sala de aula como objeto Luciane Zaida F. Da S. Viana e  Milsa Duarte Ramos Vaz analisam “o ensino da oralidade na escola, especialmente com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental”.  Nessa mesma rota Já Neusa Babichi Ferreira discute “noções básicas sobre os estudos da abordagem da Análise da Conversação bem como apresenta uma sequência didática sobre o gênero entrevista feito com alunos do 6º ano de uma escola pública com alguns exemplos de análises feitas sobre a fala.”

Fàtima Eveline Vareiro Teixeira e Valdinéia Marcondes Vieira analisam os resultados obtidos  em  atividade pedagógica com alunos de 8º e 9º ano com os gêneros orais formais contação de histórias e entrevista e estes resultados podem contribuir para a compreensão do quanto a língua falada é necessária ao ensino da língua materna.

 

Boa Leitura

Alto Araguaia, dezembro de 2014

 

Prof. Dr. Paulo Cesar Tafarello