APRESENTAÇÃO

 

EDITORIAL

Por que estudamos linguagem, discursos, sentidos, estruturas sintagmáticas, lexicais, etc...? Por que estudamos literatura, poesias, contos, crônicas e afins? O processo científico se preocupa tanto quanto com a formulação das perguntas quanto na investigação e elaboração das respostas. Para ambas as perguntas podemos sintetizar uma simples resposta: as pessoas adoram histórias, verídicas ou fictícias, e há nessas narrativas o poder da linguagem. O poder da linguagem consiste em um elo conector entre os homens, o mundo e as coisas que nele estão. No filme The arrive (A chegada – 2016) a personagem principal, uma professora universitária de linguística diz: “a linguagem é o alicerce da humanidade, o que nos diferencia das outras espécies e a primeira arma que sacamos em qualquer conflito”. Jesus Cristo, por sua vez, por meio de parábolas nos evangelhos de Lucas e Mateus, passa aos seus discípulos através de uma linguagem simples, recheadas de sentidos comuns aos homens pobres e analfabetos, valiosos ensinamentos sobre espiritualidade, caráter e amor. No livro de Gênese, o primeiro livro bíblico escrito por Moisés, afirma que pela palavra de Deus o mundo foi criado, no evangelho de João: “No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”.

Tanto em diversas obras literárias quanto no ensino de línguas estrangeiras é possível observar aspectos como cultura, contexto social, construção linguística, percepções sobre o mundo, reflexões das mais diversas naturezas. Por exemplo, em uma poesia é possível por meio de construções de cadência utilizadas nas palavras rimar, expressar sentimentos, depreender o caráter artístico do poeta. Também é por meio da linguagem que compreendemos um dado momento histórico ou político, a repercussão da vida sociopolítica nos textos da imprensa e na vida cotidiana dos cidadãos.

Nessa edição da revista Ave Palavra do primeiro semestre de 2016 trazemos publicações inéditas que buscam refletir como a linguagem permeia as obras artísticas como poesia, literatura e cinema, a vida sociopolítica, sua importância para o ensino de língua estrangeira. Nesses trabalhos são expostos uma variada gama de teorias e metodologias de pesquisa das disciplinas linguísticas e literárias: Análise de Discurso, Semiótica, Linguística Aplicada, Critica Literária, Ensino de Literatura e Ensino de Línguas.

 

 Aproveitem a leitura.

Professor e Bacharel José Braulio da Silva Junior.