SUMÁRIO

 

     

 

APRESENTAÇÃO

A

PRÁTICAS DE LEITURA E MOVIMENTO DE SENTIDOS

Kelsse Nathanielly Boffulin (UNEMAT)

 

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO COTIDIANO ESCOLAR

Roseli do Nascimento de Oliveira - AJES

Silvana dos Santos Paes - AJES

Aparecida de França Villwock - AJES

 

CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: UM OLHAR PARA AS LITERATURAS AFRICANAS

Gisele Meire Tita Nazário da Silva (ProfLetras/Unemat)

 

“EM CÁCERES O ESPÍRITO DO NOVO BRASIL JÁ IA PENETRANDO”: DISCURSOS DE MODERNIZAÇÃO/MODERNIDADE EM CÁCERES/MT (1888-1930)

Giuslane Francisca da Silva (UFMT)

 

O PROFESSOR E A LITERATURA COMO CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NA UNIVERSIDADE

João Paulo de Oliveira (NEAD-PG UEMS)

 

A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS CULTURAIS DA CONTEMPORANEIDADE

Natanielly de Paula Freitas - Ajes

Tatiane Carneiro Cardoso - Ajes

 

DISCURSO E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DO IMAGINÁRIO DO/SOBRE O DEPENDENTE DE ÁLCOOL

Elda Cintra Leite (PPGL - UNEMAT)

Joelma Aparecida Bressanin (PPGL - UNEMAT)

 

ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DO LIVRO DIDÁTICO

Keila Rejane Warmling (UNEMAT)

Sandra Regina Silva (UNEMAT)

 

“LEI 35º DO ATO DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS: UM ESTUDO DISCURSIVO SOBRE DENOMINAÇÃO DO IDIOMA NACIONAL DO BRASIL”

Veronica Silva de Albuquerque  (UNEMAT)

Tereza Maracaipe Barbosa (UNEMAT)

Erisvania Gomes da Silva (UNEMAT)

Olímpia Maluf Souza (UNEMAT)

 

CAMPANHAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA FEMININA: OS EFEITOS DE SENTIDO DO (NÃO) DENUNCIAR

Gabriella Duarte dos Reis (UNEMAT)

Fernanda Surubi Fernandes (UEG)

Olimpia Maluf-Souza (UNEMAT)

 

O APAGAMENTO DE CONCEPÇÕES DE RITMO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Helany Morbin (IFMT/UFMT)

Simone de Jesus Padilha (UFMT/PUC-SP)

 

DA LINGUÍSTICA ESTRUTURALISTA A ANALISE DO DISCURSO
            Alessandra Sousa de Morais

 

MULHER E AS RELAÇÕES TRABALHISTAS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO PRECONCEITO

Ellen Aurea Karollina HETWER (UNEMAT- NEAD.AIA)

Paulo Cesar TAFARELLO (UNEMAT – PPGL – UNEMAT – NEAD-AIA)

 

O USO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA

 Pedro Márcio Medina Pessoa - PG-UEMS

 

O SENTIDO DE SILÊNCIO DE ENI ORLANDI E SEUS EFEITOS NO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO

Geana Fernanda de Mesquita Rosa - PG/UEMS

O DISCURSO DO CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU

Francisco Grisai Leite da Rosa - PG/UEMS

 

O SUJEITO MINISTÉRIO DA SAÚDE E O DISCURSO DE “ADVERTÊNCIA” EM RELAÇÃO AO ATO DE FUMAR

Maria Cristina Costa Rodrigues - UEMS/SMSTL

Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira - UFMT/UEMS/FUNDECT/CNPq

 

O CONTRADITÓRIO NOS SENTIDOS DE CULPA DA MULHER ENVOLVIDA EM PROCESSO JURÍDICO RELACIONADO A VIOLENCIA DOMÉSTICA 
            Alessandra Sousa de Morais