APRESENTAÇÃO

 

A presente edição - nº 27 - da Web Revista Página de Debate: Questões de Linguística e Linguagem, apresenta uma diversidade de temáticas e áreas diversificadas, reunindo um conjunto de trabalhos de alunos da graduação e pós-graduação. Nessa edição teremos oito artigos e um resumo. Os textos representam um esforço de apropriação e aplicação de conceitos de diversos autores. Se de um lado pode parecer que haja ausência de algo que os aproxima, do outro, a questão é exatamente ter textos de diversidades teóricas, fato que possibilita um tipo de leitura adversa.

Sendo assim, segue a proposta de artigo de cada autor:

 

Elisângela Leal da Silva Amaral faz uma reflexão acerca do surgimento da Língua e algumas revisitações teóricas, tendo como principais teóricos Saussure e Platão.

 

No segundo texto, Narriman Medrade Machado traz exemplos de algumas gírias, expondo seus significados:

 

Este trabalho tem a intenção de mostrar as gírias, assim como qualquer variação em uma língua, onde desempenham importante papel para a renovação de seu léxico. Mostrar como as influências populares e suas gírias estão inseridas no vocabulário cotidiano, sejam elas faladas na sua casa, regionalmente, na internet e como através do tempo e costume essas gírias já estão atreladas na nossa língua, pois, em lugares que normalmente não se utilizavam determinadas gírias, era vista como “linguagem de malfeitores e malandros”. A gíria está sendo usada por todas as classes sociais, já que a nossa língua é viva e estamos sempre conversando e inserindo o dialeto da sociedade no nosso vocabulário. A língua é algo incontrolável e livre de qualquer controle de classe social, cultural e etc. Sendo assim, os falantes passam a criar identidades, dão novos sentido às palavras conforme suas necessidades e que as mesmas têm uma propagação muito rápida devido aos meios de comunicação, da internet, Tv e redes sociais.

 

Mauricio Oliveira da Silva aborda sobre a Linguagem e os tipos de Argumentação:

 

Neste artigo serão apresentadas diversas ideias sobre a argumentação. Será aqui estudado a argumentação desde sua definição até suas formas mais variadas, mostrando tudo o que de mais importante deve ser visto sobre o assunto.

 

Milena dos Reis Insfran traz como tema principal as variações linguísticas e os dialetos do Brasil:

 

O presente artigo busca definir conceitos de variação linguística regional e do Português padrão e ainda apresentar os fatores que influenciam a variação linguística. O objetivo geral é mostrar que a linguagem é a característica que nos difere dos demais seres humanos, nos permitindo a oportunidade de expressar os sentimentos, expor nossas opiniões, revelar conhecimentos e com tudo isso, promover a nossa inclusão no convívio social, estudando assim os famosos dialetos, que são as marcas determinantes referentes a diferentes regiões e territórios.

 

Adeilson Rodrigues de Oliveira traz em questão sobre como os metaplasmos se configuram na língua portuguesa no Brasil e como eles ocorrem na música brasileira:

 

Neste trabalho, buscamos expor sobre os metaplasmos e também como os metaplasmos se configuram na língua portuguesa no Brasil, e ainda como ocorrem na música. Compreender que a linguagem é um instrumento de que servimos para comunicar o que pensamos e sentimos. E que nela, construímos a nossa imaginação, e que a música é um importante meio de transmitir mensagens aos ouvintes, no qual acompanham as mudanças da língua.

 

            Mylena Queiroz Cavanha de Souza faz uma abordagem a respeito da Linguagem – Língua e Sociedade: Como o Grupo BTS (방탄소년단) quebrou as barreiras da Língua através da Linguagem:

 

Neste artigo, será analisado a influência da linguagem na sociedade, ultrapassando os limites da língua através da linha de raciocínio dos pensadores Charles Pierce e Mikhail Bakhtin, acentuando a semiótica e a linguagem verbal e trazendo como exemplo o grupo sul-coreano BTS (방탄소년단) que quebrou os padrões da cultura ocidental por meio de suas músicas e discurso linguístico, conseguindo atrair olhares do mundo todo para a importância de tratar sobre assuntos contemporâneos como os problemas da juventude, amor próprio e doenças mentais.

 

Meire Pinto Ramos faz uma análise a respeito das diferenças da linguagem entre homem e mulher:

 

Com base em pressupostos culturais e sociais da sociedade, o presente artigo, através de métodos de pesquisa de diálogos de gêneros e pesquisas bibliográficas, busca trazer a linguagem como um meio de comunicação primordial para a socialização e desconstrução da discriminação institucional presente na comunidade. A importância dessa análise, trouxe como referência pesquisadores notáveis do assunto, foi possível usar como base de estudo inúmeros artigos e até manuais não sexistas que buscam promover medidas ativas de equiparação da linguagem dos gêneros. É possível identificar diferenças existentes no modo de expressão das palavras e até mesmo da linguagem corporal, porém é uma diferença construída com bases culturais, pois a única diferença real de gênero é a biológica.

 

Thaís Belizário de Lucena traz uma reflexão sobre a ameaça que as línguas indígenas vêm sofrendo, em especial, a língua Terena. E a importância de valorizá-las:

 

O artigo a seguir é um estudo científico e de melhor entendimento a respeito da língua indígena, demonstrando o desaparecimento da língua indígena em território brasileiro, suas causas, consequências e como a desvalorização da língua materna, afeta a identidade de seus nativos. Focamos principalmente a respeito da língua terena falada em tribos no estado de Mato Grosso do Sul, trazendo ainda a ideia do ensino de língua indígena nas escolas, já que o desaparecimento de todas elas, parecem estar ocorrendo de maneira rápida, por conta da influência também da nossa língua dominante, o português, onde há a preocupação em firmar nossas origens.

 

E para encerrar esta edição, apresentamos o resumo de Manoela Antunes Ferreira Moraes com o título de Leitura De Um Clássico: “História Da Linguística” De Joaquim Mattoso Camara Jr.

 

 

Enfim, desejamos a todos uma ótima leitura e reflexão.

 

Alto Araguaia-MT, junho 2019.

 

Ellen Aurea Karolina Hetwer

Marlon Leal Rodrigues