AVEPALAVRA: UMA EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA COM PITADAS DE HISTÓRIA

 

 

            A Revista AvePalavra surgiu no ano de 1999 sob a responsabilidade do Prof. Roberto Leiser Baronas, então professor da Unemat -  Campus Universitário de Alto Araguaia. Na época, dificuldades de cunho diverso, cujo mérito não cabe aqui uma discussão fizeram com que a revista ficasse estacionada na primeira edição até o ano de 2003 quando, pela mão do Prof. Marlon Leal Rodrigues e apoio do então coordenador do Campus Milton Chicalé Correia ressurge, sendo indexada a partir do número 3.

            Com o professor Marlon a frente a Revista AvePalavra ganhou em dinamismo e estabilidade, com publicação continuada até o número 9, quando o professor deixou a Unemat e consequentemente a Avepalavra. Nesse período, além da indexação a revista foi avaliada pela CAPES, sendo avaliada com a nota B4 em Letras e Lingüística no ano de 2008 (último ano da versão impressa) e C em educação. Vale aqui uma leitura ao texto de apresentação da edição nº 9 que também foi a última edição impressa da Avepalavra. Todavia, novas dificuldades fizeram com que a versão impressa da Revista Avepalavra deixasse de ser publicada regularmente.

            Com o intuito de retomar todo o trabalho feito anteriormente e estabilizar a sequência de edições, propusemos ao departamento de Letras da UNEMAT – Campus Universitário de Alto Araguaia nova retomada da Avepalavra, dessa vez em formato digital, que a nosso ver otimiza os custos e permite uma maior circulação do conhecimento produzido e ali publicado.

            A proposta, apoiada pelo conjunto dos professores do curso de Letras do Campus aqui se concretiza com a apresentação da versão digital da Revista Avepalavra. Foram reeditadas aqui as edições anteriormente publicadas na versão impressa sendo a Revista nº 10 a primeira com formato unicamente digital.

            Fica o nosso agradecimento a todos aqueles que já colaboraram com a Revista Avepalavra na versão impressa e já o convite para que essas parcerias, tão produtivas, continuem ao longo das edições digitais.

           

 

Paulo Cesar Tafarello

Coordenador da Versão Digital